Dourados (MS) – Com o Policiamento Comunitário voltado a Comunidade Indígena e pioneiro no Brasil, o comando do 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados divulga os resultados alcançados nos primeiros dias de abril.
Os números foram coletados entre os dias 1 e 10 de abril de 2022.

Estatística Semanal (Atendimento Comunitário Indígena)do 3º BPM
Foram realizadas rondas e patrulhamento diário que totalizaram mais de 1100 quilômetros rodados somente dentro do perímetro das aldeias indígenas.
Durante o patrulhamento foram atendidas 6(seis) ocorrências, com encaminhamento de 4 (quatro) autores de crime as delegacias de Dourados.
As ocorrências mais atendidas nesse período foram vias de fato, descumprimento de medidas protetivas e lesão corporal/ ameaça.
A ação especializada dos policiais que foram alocados no Policiamento Comunitário Indígena, garante uma convivência amistosa com a comunidade indígena, trabalhando em conjunto com as lideranças das aldeias para coibir ações criminais naquele território.
Nesta vertente o policiamento que é inédito e atua conjuntamente com as lideranças indígenas que levantam as principais necessidades na área de segurança e repassam a equipe, muitas vezes, acompanhando os policiais nas incursões e nas resoluções de crimes e ações preventivas na aldeia.
Para o comandante do 3º Batalhão da PM de Dourados, as ações conjuntas na aldeia estão surtindo um efeito muito interessante de conscientização do indígena sobre seus direitos e deveres, além de coibir ações criminais praticadas por indígenas e por outras pessoas que tem acesso a área indígena.
“Essa modalidade de Policiamento se mostrou muito eficiente, gerando uma maior sensação de segurança a comunidade indígena local, o que nos motiva a manter e implementar mais ações para que essa sensação de segurança fique cada dia mais visível e a integração da comunidade indígena para com a Policia Militar permaneça cada vez mais solida.” Conclui o Tenente coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza – Comandante do 3ºBPM.
Leia também: