Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Miranda receberam denúncias ontem (15) à noite, de que um caminhão estaria transportando madeira ilegal, possivelmente, retirada de terras indígenas da aldeia “La Lima”, na zona rural do município de Aquidauana. Uma equipe foi ao local e localizou o veículo, confirmando a denúncia. O infrator, condutor de um caminhão marca Mercedes Benz informou que a madeira de lei da espécie “aroeira” não fora retirada da aldeia, porém, não informou de onde retirara e nem para onde iria levar. Ele não possuía documentação ambiental.
Não havia o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal nativo.
O veículo e a carga de 430 estacas de aroeira foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Miranda. O motorista e proprietário da madeira, de 45 anos, residente em Miranda, foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.224,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenados.
A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS
(Contato – MAJOR QUEIROZ) tel. – 3357-1500– 9905-7763 (vivo – Whats App)
9106-8628 (claro) – 8171-4270 (TIM) – 8475-0553 (oi)







