Campo Grande (MS) – Apesar de a chuva ter atrapalhado o desfile militar, a Polícia Militar Ambiental realizou hoje (25) pela manhã, a solenidade em comemoração ao seu aniversário de 35 anos, quando também foi lançada a Revista Informativa do Produtor, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande (CRCG). Devido à chuva a solenidade aconteceu no auditório do Imasul e não mais na sede do Batalhão, onde aconteceria.
Participaram da solenidade o Secretário de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira, o Secretário de Infraestrutura Eduardo Correa Riedel, o Comandante Geral da Polícia Militar Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, o Diretor-Presidente do Imasul André Borges Barros de Araújo, o Deputado Estadual Carlos Alberto David dos Santos e várias outras autoridades civis e militares.
A solenidade objetivou a homenagear diversas pessoas que contribuíram com a Polícia Militar Ambiental durante os 35 anos desde sua criação. Todos os ex-comandantes foram homenageados e receberam um troféu pelos relevantes serviços prestados. Além deles, Policiais que estavam desde a criação ou que tiveram grande parte do tempo de sua carreira na Polícia Militar Ambiental também foram homenageados.

Alguns dos ex-comandantes homenageados.

Policiais homenageados.
O discurso do Comandante Tenente Coronel José Carlos Rodrigues primou por relembrar a história da Polícia Militar Ambiental, destacando que a instituição é constituída por pessoas e que a importância adquirida pela Unidade ao longo do tempo tem haver com cada Comandante e Policial que por ela passou e também pelos que estão atualmente dando continuidade para a manutenção do respeito da população angariado ao longo dos 35 anos, pelos relevantes serviços prestados.

Comandante em seu discurso.
Outro ponto importante da solenidade foi o lançamento da Revista Informativa do Produtor (anexa) que objetiva minimizar os problemas ambientais no campo, por meio de orientação aos produtores rurais relativamente às normas legais para o desenvolvimento de atividades que envolvam alterações ambientais nas propriedades.
(Clicar para obter a revista)
A revista foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande, o qual também será fundamental na divulgação, para que o material chegue a todos os produtores rurais. Ela resume a base informativa legal para as atividades rurais principais desenvolvidas no dia-dia nas propriedades, sejam elas, pequenas médias ou grandes, com passo-a-passo para a obtenção das licenças e autorizações, que são a base para o planejamento ambiental e, consequentemente, a minimização dos impactos.
Em resumo o conteúdo descreve as normas e os aspectos técnicos e de como fazer as atividades de forma legalizada: Trata sobre as áreas protegidas de preservação permanente, reserva legal e Unidades de Conservação, licenciamentos de desmatamentos e outras atividades junto ao sistema do órgão ambiental, bem como quais atividades são isentas do licenciamento ambiental, sobre queimadas e incêndios, tudo sobre agrotóxicos, sobre áreas de abastecimentos de combustíveis nas propriedades e lavagem de máquinas, disposição de resíduos sólidos, construções rurais gerais e ainda todos os contados das Subunidades da PMA no Estado e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500







