Campo Grande (MS) – Em virtude da grande quantidade de petrechos retirados dos rios e apreendidos nas áreas do entorno do Parque Estadual das Nascentes e das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) na operação Semana Santa, Policiais Militares Ambientais da Subunidade do Parque continuam o patrulhamento fluvial em prevenção à pesca predatória e outros crimes e infrações ambientais, dentro e no entorno da Unidade de Conservação, no sentido de impedir que infratores pesquem nas áreas proibidas, mas também que armem petrechos ilegais com alto poder de captura, ou ao menos, retirá-los sem que tenham causado degradação de cardumes.
Os trabalhos preventivos recomeçaram hoje (11) de madrugada no rio Ivinhema e seus afluentes, especialmente na área de pesca proibida, onde felizmente não foi encontrado nenhum pescador e nem petrechos ilegais armados. Durante as fiscalizações, os Policiais percebem que cada vez mais está se reduzindo a quantidade de petrechos armados, bem como os pescadores estão respeitando a área de pesca proibida do Parque, devido a fiscalização intensiva que é efetuada pela Unidade, porém, nos trechos divisórios com a área onde se pode praticar pesca, as equipes ainda têm encontrado petrechos ilegais armados.
Durante os trabalhos de hoje (11) até às 13h00, foram retiradas do rio Ivinhema duas redes de pesca, medindo 120 metros, duas cordas de espinheis com 15 anzóis cada uma, cinco boias com anzóis e 14 anzóis de galho (petrechos ilegais). Alguns peixes foram encontrados ainda vivos nas redes e foram devolvidos ao rio. Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados. A fiscalização preventiva intensiva que tem evitado a pesca ilegal no entorno e na Unidade de Conservação continuará.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – TELEFONE PMA – 67 – 99984-5013 (Campo Grande) – PMMS – (TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ)







