Campo Grande (MS) – No mês do Meio Ambiente (junho), em razão do dia 5 de junho, que é o dia Internacional do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental, com o Projeto Florestinha realizarão diversos trabalhos de Educação na Capital e no Interior, em parceria com diversos órgãos.
CAPITAL
(Projeto Florestinha – que funciona no Parque Matas do Segredo) – À partir das 8h00, dos dias 1 (segunda-feira), 2 e 3, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, localizado no Parque Matas do Segredo (Rua Josefina Mingareli s/n – Jardim Presidente) desenvolverão diversos trabalhos educativos, iniciando com o recebimento de 50 alunos do 7º ano da escola SESI, amanhã (1º de junho, às 8h00). Os trabalhos são desenvolvidos no formato de Oficinas temáticas. São elas:
- Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
- Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc., em suma, discussões sobre as causas que levaram os animais a estarem empalhados ali e não na natureza.
- Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
- Casa da Energia, com palestra economia sobre energia, matriz energética e fontes renováveis. Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta.
- Plantio de Mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc.
- Trilha no Parque Matas do Segredo – Os alunos realizam uma pequena trilha, onde recebem orientações obre Unidades de Conservação.
OS TRABALHOS NA CAPITAL CONTINUAM CONFORME CRONOGRAMA ABAIXO.
2 de junho (Projeto Florestinha do Parque Matas do Segredo) – recebe a Escola Municipal Rural Leovegildo de Melo (50 alunos).
3 de junho (Projeto Florestinha do Parque Matas do Segredo) – recebe o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (50 alunos).
5 de junho (15h00) – O Projeto Florestinha da Matas do Segredo participa de evento, junto com Imasul (Plantio de Mudas e teatro de fantoches) no Parque das Nações Indígenas.
5 de junho (8h30-domingo) – O Major Ednilson Paulino Queiroz realiza palestra para 35 alunos do curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Local – Centro de Educação Ambiental Florestinha, no Parque Cônsul Assaf Trad.
7 de junho – O Projeto Florestinha localizado no Parque Matas do Segredo realizará trabalhos de Educação Ambiental no formato das oficinas (item 1 a 5 acima) para alunos da escola Joelina de Almeida Xavier. Local – na própria escola – (Atendimento de 1800 alunos).
8 de junho (14h00-quarta) – O Major Ednilson Paulino Queiroz realiza palestra para 50 alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Local – Centro de Educação Ambiental Florestinha, no Parque Cônsul Assaf Trad.
9 de junho (8h30) – O Projeto Florestinha localizado no Parque Matas do Segredo recebe alunos de escolas da Capital, em parceria com o IBAMA, na sede deste órgão (Rua Euclides da Cunha 975) e apresentam palestras e teatro de fantoches.
20 de junho – O Major Ednilson Paulino Queiroz realiza palestra para 40 funcionários da Agência de Aviação Civil (ANAC). Local – ANAC – Aeroporto de Campo Grande.
CAPITAL
(Projeto Florestinha – que funciona no Parque Cônsul Assaf Trad)
Com as mesmas oficinas (itens de 1 a 5), o Projeto Florestinha do Parque Cônsul Assaf Trad atenderá as seguintes escolas, a partir das 14h00:
2 de junho (Parque Cônsul Assaf Trad) – Escola Feliz Idade (60 alunos).
3 de junho (Parque Cônsul Assaf Trad) – Escola Recreando (50 alunos).
9 de junho (Parque Cônsul Assaf Trad) – Escola Cantinho do Saber (60 alunos).
PROJETO FLORESTINHA (Atividades em Bonito)
Em Bonito, um grupo de crianças e adolescentes do Projeto Florestinha do Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/FLORESTINHA – Parque Cônsul Assaf Trad – da Capital) realizará a montagem do estande de Educação Ambiental, na 7ª Feira Socioambiental de Bonito, nos dias 1, 2 e 3 de junho (Perspectiva de atendimento de 8.000 visitantes).
6, 7 e 8 de junho (dia todo) – As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha do Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/FLORESTINHA – Parque Cônsul Assaf Trad, da Capital) realizarão trabalhos de Educação Ambiental no formato das oficinas (item 1 a 5 acima) para alunos de três escolas da cidade de Bonito. (Perspectiva de atendimento de 1.200 alunos).
PROJETO FLORESTINHA (Atividades em Nioaque).
20 a 24 de junho – As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha do Parque Matas do Segredo (da Capital) realizarão trabalhos de Educação Ambiental no formato das oficinas (item 1 a 5 acima) para alunos das escolas da cidade de Nioaque. (Perspectiva de atendimento de 2.000 alunos).
RIBAS DO RIO PARDO (Limpeza do Rio) – No dia 11 de Junho (sábado – a partir da 8h00 – saída do balneário Mantena), Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, a Prefeitura Municipal, pescadores profissionais e amadores, bem como os ribeirinhos e a comunidade, com expectativa de participação de 15 embarcações, realizarão a limpeza do rio Pardo. As atividades partem do balneário Mantena, à Usina Hidrelétrica Mimoso. É o 10º ano consecutivo que a limpeza do rio é realizada.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS
(Contato – MAJOR QUEIROZ) tel. – 3357-1500– 9905-7763 (vivo – Whats App)
9106-8628 (claro) – 8171-4270 (TIM) – 8475-0553 (oi)







