Aquidauana (MS) – No plantão de 24h transcorrido de sexta-feira (13) para sábado (14), dentre outras ocorrências atendidas pela Polícia Militar, quatro pessoas foram detidas por terem débitos ou pendências junto à justiça estadual. Isso só foi possível graças à intensificação de abordagens que foi mantida mesmo após o encerramento da Operação Carcará e a transmissão de informações entre equipes, por ocasião da passagem de serviço. Veja o resumo dos fatos;
Base Móvel Comunitária
Por volta das 13h desta sexta-feira, a equipe da Base Móvel Comunitária realizava rondas ostensivas e preventivas no centro comercial de Aquidauana quando avistou uma mulher que, segundo as informações repassadas pela Guarnição anterior, estaria com mandado de prisão em aberto e não havia sido localizada naquele plantão.
Em posse das informações e da visualização da infratora da lei, os policiais militares da Base Móvel realizaram abordagem a mulher, de 26 anos, checaram junto ao sistema integrado e confirmaram a situação de pendência junto à Justiça. Diante dos fatos, a mesma foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia onde permanece presa e a disposição da Justiça Estadual.
Getam e Radiopatrulha

Foragido 25 anos
Por volta das 17h desta sexta-feira, as equipes do Getam (Grupamento Tático de Ações Motorizadas) e de Radiopatrulha realizavam abordagens a veículos e pessoas nas imediações da “Vila Cidade Nova” quando foram informados por uma pessoa que em determinada residência (próximo ao local das abordagens) um jovem parecia querer agredir uma idosa. As equipes deslocaram até o endereço e lá contataram uma senhora de 62 anos que relatou que seu filho estava realmente muito alterado, mas que não a havia agredido.O jovem, 25 anos, foi identificado e checado junto ao sistema integrado, oportunidade em que as guarnições policiais descobriram tratar-se de pessoa evadida do sistema prisional e com mandado de recaptura. Diante dos fatos, o mesmo foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia onde permanece preso aguardando deliberação judicial.
Rotai
Por volta das 19h desta sexta-feira, a guarnição Policial Militar da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) realizavam rondas e abordagens no interior da Vila Nova Aquidauana quando avistaram algumas pessoas bem conhecidas no meio policial concentradas numa lanchonete localizada numa Avenida da referida vila. Os policiais procederam com a abordagem, busca pessoal e checagem dos indivíduos, oportunidade em que identificaram um rapaz, 29 anos, e constataram ter um mandado de prisão em seu desfavor por estar na condição de evadido do sistema prisional do Estado. Diante dos fatos o mesmo foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia onde permaneceu preso aguardando posicionamento judicial.
Rotai
Por volta das 4h da manhã de sábado (14) a guarnição Policial Militar da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) foi acionada pelo Copom (Centro de Operações Policiais) a comparecer em um endereço no Conjunto São Cristovão, pois segundo a denúncia havia, no local, uma ocorrência de violência doméstica em andamento. Na residência, os policiais contataram a vitima, uma mulher de 32 anos, que passou a relatar que seu ex-marido arrombou a porta dos fundos de sua residência e que permanecia no interior da residência a contragosto da solicitante. Informou ainda que já havia um histórico de agressões e denúncias que culminou em uma medida protetiva expedida pela justiça da comarca de Aquidauana.
Diante dos fatos e documentos apresentados os militares adentraram a residência, contiveram o agressor, um homem 30, o detiveram por “desobediência judicial e dano ao patrimônio” e o encaminharam à Delegacia de Polícia para as providências legais inerentes ao fato.
Assessoria de Comunicação Social do 7º BPM / CPA-3