Aquidauana (MS) – Desde a última operação programada durante as festividades de fim de ano, o efetivo do 7ºBPM manteve a intensificação de abordagens a pessoas e veículos, fato que vem resultando em diversas prisões, principalmente, relacionadas a crime de trânsito, cumprimento de mandados de prisão e apreensão de drogas oriundas da prática de tráfico e consumo. Neste carnaval, o Comandante do 7ºBPM, Tenente Coronel Edson Furtado de Oliveira, distribuiu o efetivo de modo a atender as festividades da área do Batalhão, bem como garantir que, o policiamento ostensivo preventivo, realizado diuturnamente, mantenha a qualidade e desempenho que vem apresentando desde a operação de fim de ano.
O Tenente Coronel Furtado, repassou à tropa as recomendações sobre o “modus operandi” nos policiamentos específicos desse período e que a atenção destinada a situações de ilícito sejam redobradas, principalmente no que tange aos crimes de trânsito, já que nas festas de carnaval o consumo de bebidas aumenta consideravelmente. “Estamos atentos para garantir a segurança de todos, sem distinção. Aqueles que gostam de “pular carnaval” terão a segurança necessária nos eventos de folia, mas aqueles que não gostam terão a mesma atenção por parte da Polícia Militar. Nosso policiamento ostensivo e preventivo visa à segurança de todos, por isso o 7ºBPM não poupará esforços para coibir o ilícito e prende os infratores da lei e da ordem” – disse o comandante do 7ºBPM, Tenente Coronel Furtado.
Dadas às orientações, as guarnições operacionais iniciaram a “operação carnaval 2016” ainda nesta sexta-feira (05), onde realizaram várias abordagens a pessoas e veículos, essa intensificação de abordagens resultou em pessoas detidas por terem sido flagradas sem Carteira Nacional de Habilitação, portando drogas ou em cumprimento de mandados de prisão. Acompanhe agora as principais ocorrências das últimas 24 horas na área do 7ºBPM;
Bodoquena
Policiais Militares da equipe de Radiopatrulha, cidade de Bodoquena, realizavam patrulhamento ostensivo preventivo e, por volta das 03 horas da madrugada, observaram um estabelecimento comercial com as portas arrombadas. Face o ocorrido, foi realizado com o proprietário do lugar que esteve no local e deu por falta apenas de uma “caixa registradora” que naquela noite estava apenas com uma porção de moedas destinadas à troco.
Em posse dessas informações, os militares iniciaram diligências e conseguiram abordar um indivíduo, adolescente de 17 anos, em atitude suspeita. O sujeito abordado demonstrou-se bastante nervoso e ao ser indagado sobre o furto acabou confessando que havia adentrado ao comércio e, juntamente com um comparsa, furtaram a caixa registradora. Informou, ainda, que acreditavam que a soma no interior da caixa seria maior, mas como só haviam moedas os envolvidos utilizaram a quantia para consumir drogas e após esse consumo o abordado estava retornando ao local para furtar bebidas alcoólicas.
Com as afirmações prestadas, o autor, também, foi questionado sobre seu comparsa e sobre o local onde teria adquirido as drogas, sendo que o mesmo afirmou ter adquirido as drogas de pessoa desconhecida, quanto ao seu comparsa o autor informou o endereço e a equipe policial deslocou até o local onde lograram êxito em prender um jovem de 18 anos que também confessou a participação no furto. Ainda em diligência, os policiais localizaram a caixa furtada no local apontado pelos autores.
Diante dos fatos, o jovem e o adolescente, foram encaminhados, juntamente com material apreendido, à Delegacia de Polícia, onde foram autuados por “furto qualificado”.
Anastácio
Por volta das 11 horas da manhã desta sexta-feira (05), a equipe de Radiopatrulha, em rondas nas imediações do Jardim Independente, se deparou com um adolescente, 17 anos, bem conhecido no meio policial pelo envolvimento com drogas. Os militares submeteram o adolescente à abordagem e busca pessoal, ocasião em que em suas vestes foi encontrada uma trouxinha (popularmente conhecida por paradinha) de maconha.
Diante da situação o mesmo foi apreendido e, juntamente com a droga, encaminhado à Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado como “portar drogas para consumo pessoal” e seguirá sob investigação no intuito de descobrir o fornecedor da droga. O conselho tutelar da criança e adolescente foi acionado e acompanhou os procedimentos legais.
Aquidauana
Mandados de Prisão
Por voltas das 17 horas, a equipe de Radiopatrulha foi acionada pela justiça para o cumprimento de um mandado de prisão civil. Os militares deslocaram ao endereço informado e ao realizarem contato com o indivíduo que teve a prisão decretada pela justiça, este tentou fugir correndo pros fundos da residência e pulando o muro, mas a equipe realizou o acompanhamento e após pular também o muro dos fundos alcançou e prendeu o autor, um homem de 42 anos.
Realizada a detenção, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde aguarda preso a manifestação do Poder Judiciário que determinou a prisão.
Por volta das 18 horas, as equipes operacionais da cidade de Aquidauana foram acionadas para realizar a busca de um foragido, homem de 21 anos. As guarnições se empenharam em diligências e a Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) conseguiu localizar o indivíduo escondido nas dependências de uma associação de moradores de um bairro da cidade.
Após ser detido, o autor foi novamente encaminhado à Delegacia de Polícia, onde permanece à disposição do Poder judiciário.
Drogas
Ontem, por volta das 23 horas, uma equipe da Rotai realizava patrulhamento ostensivo preventivo na área central da cidade, quando avistou um motociclista desobedecendo “sinal vermelho do semáforo” (o popular furar sinal). Com equipamentos sonoros e luminosos da viatura, foi dada ordem de parada, mas o condutor empreendeu fuga. A guarnição realizou o acompanhamento tático (aquele que se faz com distância de segurança) e, durante o percurso, percebeu que o fugitivo dispensou algo em frente a uma loja de autopeças. Mais adiante os policiais conseguiram abordar o condutor, um jovem de 22 anos, conhecido no meio policial por seu envolvimento com drogas.
Durante a abordagem o celular do jovem recebeu uma mensagem que dizia “estou aguardando, os R$ 50,00 já estão na mão. Pode trazer a parada” (sic). Com as evidências colhidas no momento da abordagem, os policiais retornaram ao local em que o autor havia dispensado algo e realizaram buscas logrando êxito em localizar uma porção de pasta base de cocaína (paradinha) que, após pesada, totalizou 07 gramas.
Em situação flagrante, foi dada voz de prisão ao jovem, sendo conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi autuado pelo crime de “tráfico de drogas”.
Trânsito
Às 03 horas da madrugada de hoje (06), em um ponto de festas da cidade de Aquidauana, na Avenida conhecida por Pantaneta, policiais da Radiopatrulha visualizaram um indivíduo trafegando na contramão de direção. Foi realizada abordagem ao condutor e ao solicitar documentos de porte obrigatório constataram tratar-se de adolescente, 17 anos, e que, portanto, o mesmo não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Diante dos fatos, o adolescente foi encaminhado à Delegacia de Polícia para as providências legais inerentes ao fato.
Acompanhe estas e outras publicações do 7º BPM pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM







