Campo Grande (MS) – Uma mulher de 46 anos, telefonou hoje (13) às 10h00, para a Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo, para que fizesse o resgate de um animal silvestre da espécie Dasyprocta punctata, conhecido como cutia, que estava sendo atacado por cachorros, em sua chácara localizada nas proximidades da cidade.
A equipe da PMA foi rapidamente ao local e conseguiu resgatar o animal, uma fêmea adulta. A cutia apresentava vários ferimentos, especialmente na parte abdominal. Enquanto os Policiais levavam o animal para atendimento médico veterinário, ele abortou dois filhotes, os quais já estavam mortos. Assim que o veterinário estabilize a saúde do roedor, ele será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), da fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, a qual possui estrutura adequada para recebimento de animais silvestres.
(Atendimento)
Os animais entregues à fazenda, o CRAS da Capital já toma conhecimento e recebe todas as informações do estado de saúde, passadas pelos veterinários da Fazenda que cuidam dos bichos. A decisão sobre os bichos compete ao CRAS de Campo Grande, especialmente sobre a reintrodução na natureza.
A Polícia Militar Ambiental encaminha à fazenda Green Farm CO2 Free os animais que são apreendidos e capturados naquela região próxima à fazenda, tendo em vista a racionalização de recursos e a não necessidade de movimentação para o CRAS, na Capital. A fazenda que trabalha com questões ambientais relativas a neutralização voluntária de carbono e educação ambiental, possui estrutura especializada de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Essa parceria da fazenda conservacionista com a PMA e o CRAS de Campo Grande é fundamental para racionalização de recurso e minimização de estresse aos animais resgatados, ao reduzir a distância de deslocamento, mas também para a fiscalização, tendo em vista, que devido à proximidade para levar os animais, as equipes não são retiradas de sua atividade fim de fiscalização preventiva, em deslocamentos para trazer animais para Campo Grande, que é muito distante da região.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500







