Campo Grande (MS) – O Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por meio da seção PM3, apresentou nesta segunda-feira (11/06) o Procedimento Operacional Padrão (POP) para Homicídio Culposo na Direção de Veículo Automotor, no auditório do quartel do Comando Geral.
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado por uma determinada empresa ou organização militar. É resumidamente uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa, estabelecendo passo a passo a metodologia que deve ser utilizada em determinada ocorrência policial e que, por sua vez, legitimará a ação efetuada.
A reunião foi presidida pelo Chefe da 3ª Seção do Estado-Maior-Geral, Tenente-Coronel PM André Henrique de Deus Macedo, que entende com a efetivação dos métodos e técnicas do Procedimento Operacional Padrão (POP), será possível padronizar as ações dos policiais militares de forma a unir técnica, experiência e legalidade, o que repercutirá de forma significativa na qualidade dos serviços prestados pela instituição.
A Comissão responsável pelo POP de “Homicídio Culposo na Direção de Veículo Automotor” é composta pela Comissão Elaboradora e Comissão Revisora.
Comissão Elaboradora:
1° Tenente PM – Graciele Rodrigues Camolez Favaro de Menezes –
1° Sargento PM – Helton Riqueti Rodrigues
Soldado PM – Renata Rodrigues Barboza
Comissão Revisora:
Tenente-Coronel PM Edgar Godoes Almada
2º Tenente PM Wildscley Correa de Freitas.

O processo foi dividido em 06 (seis) procedimentos:
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor, sem indícios de alteração da capacidade psicomotora;
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor, com recusa ao teste do etilômetro e sem sinais de capacidade psicomotora alterada;
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor, com recusa ao teste do etilômetro e com sinais capacidade psicomotora alterada;
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor, com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência;
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor com evasão do autor;
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor com autor hospitalizado.
O Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS, coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva frisou sobre a importância do POP para os militares “um dos objetivos do Procedimento Operacional Padrão – POP é estabelecer uma metodologia no atendimento das ocorrências, para que as atividades operacionais sejam desempenhadas com a devida segurança dentro da técnica e da legalidade, resguardando também o policial militar”.
O Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, parabeniza todos os policiais militares envolvidos na comissão elaboradora e revisora do POP destacando que “O POP é uma importante ferramenta para o aprimoramento profissional dos militares, através do procedimento padronizado de suas ações, trazendo ao policial militar o aumento da segurança em sua atividade e a qualidade do trabalho prestado em prol da comunidade sul-mato-grossense”.
Seguindo o calendário de apresentação dos POP’s, haverá apresentações no auditório do quartel do Comando Geral nos dias:
- 12/06/18 – “Ocorrência de condução de veículo sob influência de álcool”;
- 14/06/18 – “Acidentes de trânsito”.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS







