Campo Grande (MS) – O Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por meio da seção PM3, apresentou nesta terça-feira (12/06) o Procedimento Operacional Padrão (POP) para “Ocorrência de condução de veículo sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou com a capacidade psicomotora alterada”, no auditório do quartel do Comando Geral.
O presente processo tem por finalidade estabelecer a padronização da metodologia quando ocorrência, abordagem, operação ou acidente de trânsito envolver condutor de veículo sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou com a capacidade psicomotora alterada. Para isso foram definidos três procedimentos:
- Ocorrência de condução de veículo sob influência de álcool, quando condutor é submetido ao teste do Etilômetro.
- Ocorrência em que o condutor se recusa a ser submetido aos testes e apresenta conjunto de sinais.
- Ocorrência em que o condutor se recusa a submetido aos testes, mas não apresenta conjunto de sinais.
A Polícia Militar, sempre na vanguarda da proteção a comunidade, visa com esse processo a disciplinar o atendimento das ocorrências que envolvem a condução de veículo automotor por pessoa sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou com a capacidade alterada.
A adoção do presente POP objetiva prevenir e reprimir a prática da embriaguez ao volante nas vias públicas, que por vezes resultam em perda de vidas e lesões corporais de natureza grave e gravíssima, causando tragédias em diversas famílias. O trânsito seguro é fruto de uma fiscalização eficaz e de procedimentos preventivos realizados pela Polícia Militar em todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Esse atendimento será aprimorado com a aprovação do trabalho realizado pela comissão elaborada, composta pelo Cap QOPM Willam Silva do Nascimento, 3º Sgt QPPM Margareth Dutra Ribeiro e Cb QPPM Igor Allan Almeida Lemos Alves, que de forma muito competente pesquisou, elaborou a metodologia de atendimento e fundamentou na legislação a atuação dos policiais militares, tornando assim a realização da atividade mais segura, prática e didática.
A Comissão Revisora foi composta pelos seguintes policiais militares: TC QOPM Paulo Expedito Ribeiro, Cap QOPM Pablo Luiz Galiardi Soares e 1º Ten QAOPM Cézar Alexandre Piccoli, que promoveram salutar debate sobre o tema e contribuíram com o conhecimento técnico, experiência profissional e qualidade pessoal.
O tenente-coronel PM André Henrique de Deus Macedo, Chefe da 3ª Seção do Estado-Maior, reiterou que a cada apresentação realizada pelas comissões fica mais nítida a qualidade profissional de nossos oficiais e praças, que de forma dedicada, responsável e técnica elaboram trabalhos de excelência, que contribuirão para o aperfeiçoamento e qualidade dos serviços prestados pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
O Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS, coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, frisou que “este POP será uma ferramenta de auxílio, pois seguindo os procedimentos padrão os policiais prestarão um atendimento de qualidade com imparcialidade e legalidade, bem como estarão resguardados, em suas atuações, nos atendimentos relacionados a esse tema”.
O Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, destacou que “O POP para atendimento de ocorrências de condução de veículo sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou com a capacidade psicomotora alterada é de grande relevância, visto que resguardará e padronizará as ações de nossos policiais que atuam diariamente para que a população tenha um trânsito mais seguro ”.
Seguindo o calendário de apresentação dos POP’s, haverá apresentação no auditório do quartel do Comando Geral no dia:
14/06/18 – “Acidentes de trânsito”.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS







