Campo Grande(MS) – O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito inicia o Maio Amarelo, mês alusivo de conscientização para a redução da mortalidade no trânsito com campanha educativa sobre descarga livre.
Os veículos que emitem ruídos fora do limite, ocasionados por alterações no escapamento que têm gerado muito desconforto às pessoas, em especial, próximo a residências, escolas e hospitais. Nas blitzs rotineiras, o Batalhão realiza a verificação do escapamento dos veículos, em especial das motocicletas.
O silenciador do escapamento é essencial e elimina o ruído do motor ficando sonoramente menos desagradável. Quando o proprietário altera as peças ocorre um aumento considerável do ronco do motor, além de aumentar a emissão de fumaça.

Fonte Aberta
A famosa “descarga livre” significa um tubo oco, sem nenhuma espécie de abafador, silencioso ou miolo interno, os quais servem para reduzir os níveis de emissão de ruídos e poluentes, sendo, portanto, altamente ruidosos.
Silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante significa dizer que são escapes e que as partes internas, como as câmaras ou miolo interno estão desgastados, bem como a área externa do mesmo esteja quebrada, furada ou danificada, ocasionando assim, emissão de ruído extremamente alta.
O valor da multa por conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é de R$195,23, além de ser considerada uma infração grave. A medida administrativa é retenção do veículo para regularização e serão abatidos 5 pontos na Carteira.
O objetivo da campanha educativa é diminuir os casos de veículos alterados e proporcionar à população um trânsito agradável e seguro. O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito enfatiza a importância de manter seu veículo conforme as normas e assim colaborar com a redução dos ruídos na cidade.
Assessoria de Comunicação Social do BPMtran







