Campo Grande(MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul inicia hoje(01/08) ações afirmativas referentes a Semana Mundial de Apoio a Amamentação(01 a 07 de agosto). No Brasil, a média de aleitamento materno exclusivo é de apenas 54 dias, segundo o Ministério da Saúde.

O Comando Geral da PMMS, na pessoa do Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta e seu staff, aproveitando a data, realizaram a assinatura solene no Quartel do Comando Geral, na presença do efetivo feminino do QCG, de portaria que regulamenta a amamentação das policiais militares femininas durante sua jornada de trabalho até que a criança complete 18 meses, prevendo intervalos que possibilitem a policial militar realizar a amamentação.
A Organização Mundial de Saúde preconiza que o aleitamento materno é essencial até os 2 anos de idade e até o primeiro ano constitui o principal alimento da criança.

A Subtenente PM Divania Nunes da Silva, praça mais antiga presente, agradeceu à instituição pelos direitos e relembrou a história de lutas da mulher para alcançar seu espaço dentro da Polícia Militar.
A Capitã PM Maria Eleutério de Arruda, oficial feminina mais antiga na solenidade, também ressaltou a importância do avanço para as mulheres e para a saúde emocional e física dos bebês.
A amamentação após o primeiro ano de vida da criança, ainda garante 95% de toda vitamina C necessária, 45% de toda vitamina A, 38% das necessidades de proteína e 31% das calorias necessárias. A cada um ano de amamentação, a mulher tem 4,3% menos chance de desenvolver câncer de mama e ainda possibilita a criança 22% menos chance do bebê desenvolver obesidade no futuro.
Muitas policiais militares se emocionaram durante o evento, relembrando dos momentos vivenciados ao longo da carreira, de lutas e conquistas para alcançar espaço dentro da Segurança Pública.

O Comandante Geral da PMMS ressaltou a importância que essa portaria trará a policial militar e principalmente ao bebê e como é imprescindível que o policial militar estar bem com sua vida particular, para que atue de forma ainda mais eficiente e eficaz. Reforçou ainda que durante sua gestão, o foco é sempre no atendimento humanizado das demandas relacionadas a tropa.
Agradeceu ao Fundo de Assistência Feminina – FAF, a Secretária de Estado, Justiça e Segurança Pública – SEJUSP e ao Governo do Estado pelo apoio na sua gestão.
Além da portaria, em nossas redes sociais: Facebook e Instagram traremos informações sobre o assunto com fotos de policiais militares fardadas amamentando e depoimentos.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS
                
                        
                        



	

