Campo Grande (MS) — A Polícia Militar lançou na tarde de ontem (05.10) na Capital, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) o Estágio Operacional Supervisionado dos Novos Sargentos da PMMS. O evento ocorrerá de 05 de outubro de 2020 à 05 de janeiro de 2021.
O estágio tem como ênfase empregar o efetivo dos novos sargentos na atividade fim da Polícia Militar de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, conforme legislação vigente, através do estágio supervisionado na área de atuação do CPM, desenvolvendo as habilidades práticas e teóricas de comando e subordinação nas atividades operacionais, subsidiando o poder de decisão frente às ocorrências que são atendidas diuturnamente.
O estágio faz parte também do planejamento referente ao Programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena (OCOP), que entre as várias ações de modernização, possui o Projeto Intervenção Qualificada, que visa intensificar a prevenção e a redução do tempo de resposta ao atendimento das demandas de segurança pública da população nas regiões urbanas de Campo Grande.
O projeto tem como base a distribuição e o emprego operacional de efetivo mínimo necessário nas unidades. Cada unidade operacional em Campo Grande é responsável pelo policiamento ostensivo em uma região urbana, que será dividida em setores e subsetores sob a responsabilidade de uma unidade de radiopatrulha (RP).
Essa distribuição e divisão tem como objetivo diminuir a área de atuação de cada unidade de RP, que terá condições de realizar a prevenção mais qualificada com base na unidade territorial, proximidade com a comunidade e análise criminal local.

Durante o lançamento da operação, o Subcomandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato Garnes dos Anjos reiterou a necessidade que sargentos exerçam a função de chefes de equipes para comandar e fiscalizar. Destacou também a importância das radiopatrulhas no atendimento das ocorrências, pois são o primeiro contato da polícia militar com a sociedade.

O Comandante de Policiamento Metropolitano, Coronel PM André Henrique de Deus Macedo explanou aos novos sargentos sobre o Programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena, programa que norteará a gestão operacional da PMMS, tendo como fundamento a intensificação da prevenção e a redução do tempo de resposta ao atendimento das demandas de segurança pública da população.







