Campo Grande (MS) – Neste fim de semana as equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, realizaram a prisão de 02 autores de violência doméstica.
No último domingo (27) a equipe da 5ª CIPM foi acionada via CIOPS para atender uma ocorrência de Violência Doméstica, os policiais militares, então deslocaram até o endereço, onde em contato com o solicitante, vizinho do autor e que é policial militar, foram informados que, ao ouvir alvoroço em frente a sua casa, o solicitante, saiu para verificar o que estava acontecendo, momento que visualizou seu vizinho correndo atrás de populares com um facão e que mesmo depois de dar ordem para que soltasse o fação, o autor não o atendeu e se escondeu dentro de casa, fazendo com que o PM de folga ligasse 190 solicitando a presença da Policia Militar.
A guarnição foi informada ainda que populares foram a residência do autor, com a intenção de impedir que ele continuasse agredindo a esposa, momento em que ele saiu correndo de casa armado com um facão ameaçando a todos.
Esta foi a segunda vez que a Guarnição da PM atendia uma solicitação naquele local por conta do mesmo autor, sendo que no atendimento anterior ele havia agredido a companheira, mas havia se evadido do local.
Diante da situação exposta, a guarnição adentrou a residência do autor, que não resistiu, sendo detido e encaminhado juntamente com o fação até a DEAM, para as devidas providências.
Em outro atendimento a ocorrência de Violência Doméstica, ainda no domingo, policiais militares da 5ª CIPM deslocaram até a Vila Palmira, onde a vítima informou ter sido ameaçada de morte e agredida pelo esposo. No local a equipe da Polícia Militar não encontrou o autor, mas após rondas na imediações o mesmo foi localizado próximo a residência da vítima, sendo detido e encaminhada à DEAM para as devidas providências.
A cada dia mais ocorrências que envolvem Violência Doméstica, são atendidas pela Policia Militar, com o objetivo de tentar reduzir esses números, em Mato Grosso do Sul foi implantado o Programa Mulher Segura – PROMUSE, um programa que acompanha de perto as vítimas de Violência Doméstica, fazendo parte da rede de proteção à mulher, com o intuito de facilitar o acesso das vítimas aos meios de proteção a que elas têm direito.
As estatísticas do PROMUSE apresentam um número crescente de mulheres vítimas de Violência Doméstica atendidas pelo programa a cada dia, isso ocorre por conta do programa “abraçar” essas mulheres e fazer sempre o melhor para atendê-las. O número MPU (Medidas Protetivas de Urgência) também são crescentes conforme aumenta o número de mulheres participando do programa, tornando o atendimento as violências domésticas mais rápidos e precisos.







