Campo Grande (MS) – Neste Feriado Prolongado as equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, realizaram a prisão de 04 autores de violência doméstica.
No último Domingo (13) a equipe da 5ª CIPM foi acionada via CIOPS informando sobre uma ocorrência de Violência Doméstica, os policiais militares, então deslocaram até o endereço onde abordaram o autor em frente ao local. A vítima foi encontrada inconsciente. Foi então acionada a equipe do SAMU que encaminhou a vítima para a Santa Casa, com hematomas nas regiões da cabeça, braço esquerdo e parte posterior do pescoço. Quando questionado o autor negou ter agredido a vítima e que apenas a empurrou para se defender, que a vítima tem desmaios constantes e que estava embriagada. Testemunhas informaram que além de agredir a vítima, que o autor mantinha escondida, uma arma, em sua residência.
Diante da informação recebida, a equipe da PMMS deslocou com o autor até a sua residência onde este autorizou a entrada dos policiais e informou que a arma que alegaram que ele tinha, já havia sido apreendida pela Polícia. Durante a busca na residência não foi encontrada nenhuma arma.
Em outro atendimento a ocorrência de Violência Doméstica, policiais militares da 5ª CIPM deslocaram até o Jardim Aeroporto, onde a vítima informou ter sido ameaçada de morte pelo esposo que chegou a colocar uma faca no pescoço da vítima. O esposo da vítima assumiu que os dois discutiram, mas negou te-la ameaçado de morte.
Na madrugada desta segunda-feira (14), em atendimento a ocorrência de Violência Doméstica, a guarnição do Pelotão Popular, osa policiais militares deslocaram a Vila Nova Campo Grande, onde uma mulher, após discutir com o seu esposo estava impedida de sair da residência com sua filha, a vítima informou ainda que havia sido empurrada por seu esposo e que queria representar contra ele.
Durante o patrulhamento a equipe da 5ª CIPM foi acionada via CIOPS para atender um descumprimento de Medida Protetiva, chegando ao local a equipe se deparou com o autor dentro da residência de sua genitora, que apresentou a Medida Protetiva e relatou que seu filho é usuário de drogas e alcoólatra.
Todos os autores foram detidos durante o atendimento as ocorrências de Violência Doméstica e encaminhados à DEAM para que fossem tomadas as devidas providências.
A cada dia mais ocorrências que envolvem Violência Doméstica, são atendidas pela Policia Militar, com o objetivo de tentar reduzir esses números, em Mato Grosso do Sul foi implantado o Programa Mulher Segura – PROMUSE, um programa que acompanha de perto as vítimas de Violência Doméstica, fazendo parte da rede de proteção à mulher, com o intuito de facilitar o acesso das vítimas aos meios de proteção a que elas têm direito.
As estatísticas do PROMUSE apresentam um número crescente de mulheres vítimas de Violência Doméstica atendidas pelo programa a cada dia, isso ocorre por conta do programa “abraçar” essas mulheres e fazer sempre o melhor para atendê-las. O número MPU (Medidas Protetivas de Urgência) também são crescentes conforme aumenta o número de mulheres participando do programa, tornando o atendimento as violências domésticas mais rápidos e precisos.







