Campo Grande(MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP – e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação, realizaram nos dias 07 e 08 de agosto o 1° Seminário Estadual de Policiamento Escolar.
O objetivo do evento foi a integração entre a Segurança Pública e a Educação em prol da resolução de questões de segurança ao redor e dentro das escolas. Além de padronizar condutas de atuação.

Há 2 anos existe o Programa Escola Segura, Família Forte, projeto piloto de Policiamento Escolar, desenvolvido pela SEJUSP e PMMS, juntamente com os demais órgãos da Segurança Pública Estadual, que abrange algumas escolas do Comando de Policiamento Metropolitano e que tem obtido excelentes resultados, como a diminuição de crimes ao redor e dentro da escola, além da diminuição da evasão escolar.
No primeiro dia, foi realizada uma mesa de discussão composta pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, Mauro Nering Karloh, Defensor Público Rodrigo Zoccal Rosa, psicóloga e professora, Paola Nogueira, Diretor da Escola Estadual Joaquim Murtinho, Cláudio Murinigo, o Comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Claudemir de Melo Domingos, sendo mediado pela tenente-coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião. Os integrantes responderam questões levantadas pelos participantes.

Foram realizadas quatro palestras. A primeira foi a do Sargento Ronei Marques do Carmo, policial militar graduado na faculdade de História pela UFMS em 2011, 2018, sua palestra contextualizou a situação atual do policiamento escolar e sua vivência.
Em seguida, houve uma fala do professor Valson Campos dos Anjos, Coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte e da professora Alelis Izabel de Oliveira Gomes, Superintende de gestão e normas da Secretaria de Educação do Município de Campo Grande. Finalizando com a fala do Major da Polícia Militar do Distrito Federal Edney da Silva Freire, oficial atuante no policiamento escolar em sua polícia e com experiência em gestão compartilhada em Ceilândia.
O Comandante da PMMS enalteceu a importância de um evento desta envergadura, agradecendo a parceria dos demais órgãos pois sem essa integração entre o Comando da PM, a SEJUSP, o Governo do Estado e as Secretarias de Educação Municipal e Estadual, não seria possível obtermos resultados positivos. Reforçando o reconhecimento aos policiais militares que se empenharam na realização do evento, além dos demais colaboradores.
Já no segundo dia, a mesa de atividades foi composta novamente e propostas apresentadas foram votadas para melhoria da Segurança Pública nas escolas com propostas a serem encaminhadas para os gestores.
Assessoria de Comunicação Social da PM
                
                        
                        



	

