Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realizou na manhã hoje (26.04), a Aula Inaugural do 13º Curso de Policiamento Ambiental da PMMS – CPA II/2021.
A instrução foi realizada no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL, tendo como palestrante o Diretor de Instrução e Pesquisa da PMMS, Coronel PM, Airton Leonel Praeiro.
O evento foi restrito, com a participação de poucos convidados, em razão da pandemia por COVID-19. Todos os protocolos de biossegurança foram adotados, bem como as medidas de distanciamento social preconizadas pelas autoridades sanitárias.
O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, representou o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Em seu pronunciamento, o Secretário destacou a importância da atuação do Batalhão de Policiamento Ambiental – BPMA, que trabalha com dedicação na preservação da fauna e flora do Estado, relembrando o período que atuou no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, local riquíssimo em belezas naturais.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, exaltou a atuação dos policiais militares que trabalham no BPMA. O Comandante-Geral enalteceu o conhecimento técnico, aliado à experiência prática do militares, parabenizando pelo sucesso obtido com a primeira edição do curso, realizado no mês de março passado.
O Diretor-Presidente do IMASUL, André Borges Barros de Araújo, também prestigiou a instrução, representando o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruk. O Diretor André anunciou que em breve será lançado um aplicativo de Fiscalização Ambiental, que auxiliará os policiais militares no cumprimento das atividades do Batalhão.
O curso, que é dividido entre instruções teóricas e praticas, tem carga horária prevista em 222 horas/aula, sendo parte executada pela plataforma de ensino a distância (EAD) da PMMS. As aulas práticas serão realizadas no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, onde os alunos terão aulas de Embarque e Desembarque de Embarcações, Noções Básicas Para Condução de Embarcações e de DRONES, Técnicas de Contenção e Manejo de Animais Silvestres, Noções Básicas de GPS, Manutenção de Primeiro Escalão em Motor de Popa, entre outras.
O curso, que está na 13ª edição, já formou 469 policiais, tanto do Estado de Mato Grosso do Sul quanto de outros da Federação. O 1º Tenente PM André Luiz Carreira Mendes, da Polícia Militar de Mato Grosso, está participando da formação, numa troca de experiência entre as coirmãs que dividem a missão de preservar o bioma pantaneiro.