Ponta Porã (MS) – Na manhã desta sexta-feira (05/05), o 4º Batalhão de Polícia Militar e a Coordenadoria do Policiamento Rural da PMMS, realizaram a entrega das placas de monitoramento nas propriedades rurais cadastradas no Programa Campo Mais Seguro, desenvolvido pela Polícia Militar.
O ato, realizado na Fazenda Rincão Borevi, contou com a presença do Prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos, do Comandante de Policiamento de Área 1 (CPA- 1) Coronel Alex Potrich, do Coordenador do Policiamento Rural da PMMS Coronel Gilberto Gilmar de Santana, do Comandante do 4º BPM Tenente Coronel Edson Guardiano de Oliveira, do Vereador Vanderlei Avelino, além das demais autoridades civis e militares.
As propriedades rurais que estão sendo atendidas neste primeiro momento passaram recentemente por um cadastramento com dados dos proprietários, dos moradores das fazendas, dos maquinários e, também, por um georreferenciamento que facilitará um rápido deslocamento da Polícia Militar e a localização da propriedade rural quando houver necessidade.
O objetivo das placas de monitoramento é identificar as propriedades participantes do Programa Campo Mais Seguro, facilitando a localização pela equipe de Patrulha Rural, além de inibir atos de criminosos através do policiamento ostensivo e preventivo nas fazendas.
Durante a entrega das placas de monitoramento, o Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Edson Guardiano de Oliveira, enfatizou a importância das ações preventivas realizadas pela equipe de Policiamento Rural, que incluem visitas comunitárias para orientar os proprietários sobre medidas de segurança, georreferenciamento e cadastramento de máquinas, veículos e funcionários. O Comandante do 4º BPM ressaltou a relevância da parceria entre a comunidade e a polícia para garantir a segurança no campo, pois a segurança é responsabilidade de todos.
Aprimorando suas técnicas de prevenção e combate a crimes no meio rural, a Polícia Militar utiliza tecnologia e estratégias para lidar com furtos e roubos em propriedades rurais. No entanto, a colaboração da comunidade é considerada fundamental para o sucesso dessas ações. É possível denunciar indivíduos suspeitos ou foragidos por meio do telefone 190 ou do WhatsApp da Patrulha Rural, cujo número é 67 99264-8660.
Assessoria de Comunicação do 4º BPM / CPA 1
“Guardião da Cidadania Fronteiriça”







