Campo Grande (MS) – Na manhã desta segunda-feira (23), foi realizada a solenidade de abertura do IX Curso de Formação de Instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), no auditório do Hotel Internacional de Campo Grande.
O curso que terá duração de 2 semanas, conta com 33 policiais militares formandos como instrutores, sendo 1 da Brigada Militar do Rio Grande do Sul(RS) e como Facilitador o sargento PM Ricardo Etchverry Almeida, da Brigada Militar do RS.
Os instrutores do PROERD são voluntários, cuidadosamente selecionados e exaustivamente treinados. O instrutor prepara reuniões com professores e pais para orientar sobre os objetivos e conteúdo do currículo, incluindo como reconhecer sinais de uso de drogas e como melhorar a comunicação familiar.
A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Deusdete Souza de Oliveira Filho, o Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, coronel PM Alírio Villasanti RomeRo e o Coordenador do Proerd no Estado, tenente-coronel PM Thonny Audry Lima Zerlotti.
O Programa
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é um programa de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficante
Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.
Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o PROERD, a Polícia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.









