Campo Grande (MS) — A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realizou nesta segunda-feira (05/03) a formatura de mais de duzentos novos cabos, formados pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP).

O Curso de Formação de Cabos (CFC) “Turma Soldado Kit Willer de Cruz Moura” só pôde ser realizado pelo trabalho conjunto do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que têm correspondido ao compromisso junto à instituição de colocar as promoções em dia na carreira policial militar, tendo como finalidade o preenchimento das vagas em claro, assegurando o fluxo regular e equilibrado nos diferentes quadros da PMMS.

Foram especialmente homenageados o primeiro colocado, cabo PM Valdir Pereira da Silva, o segundo colocado, cabo PM Vilson Encina Seidenfuss, e o terceiro colocado, cabo PM Anderson Siqueira, os quais receberam suas divisas das autoridades presentes.

O CFC é ofertado aos soldados da PM, visando a regularização da ascensão funcional da tropa, de forma a possibilitar a promoção à graduação de Cabo PM, conforme política instituída pela corporação e determinada pelo Poder Executivo Estadual. O curso foi realizado na modalidade cem por cento presencial e contou com carga horária de 500 (quinhentas) horas-aula, permitindo que os novos cabos pudessem aprimorar suas habilidades e conhecimentos necessários ao exercício da nova função.

Conforme o Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta “estes novos policiais militares graduados são elementos de execução e foram preparados para serem empregados na atividade-fim da Corporação, incumbindo-lhes o exercício da polícia ostensiva e preventiva, a preservação da ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente”.
O coronel Waldir salientou ainda, que no mês de março a PMMS irá formar 430 novos cabos e 309 novos sargentos em seis cidades do estado. Enfatizou também, que os cursos que ora se encerram, concretizaram em razão do apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do governador Reinaldo Azambuja que entenderam a importância da ascensão funcional dos policiais militares como fator motivacional, o que reflete diretamente no serviço prestado à sociedade.

Para o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a Secretaria vem cumprindo o plano de governo que é completar o eixo de qualificação da política de Segurança Pública dentro da carreira militar.

O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, parabenizou os formandos que, após o curso, estão habilitados para exercer a função de cabos da Polícia Militar e ressaltou: “estamos trabalhando para que nossos policiais militares estejam bem treinados e capacitados para melhor atender à população”.

Confira abaixo a galeria de imagens do evento:







































































