Campo Grande (MS) — A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) através da Diretoria de Recrutamento, Seleção e Promoção (DRSP) realiza nesta semana o recebimento de documentos de candidatos ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) previsto para iniciar-se na segunda quinzena de março nos polos de Campo Grande e Dourados. As vagas oferecidas são destinadas somente aos cabos integrantes do Quadro de Praças da PMMS (QPPM), que atenderem aos requisitos exigidos no edital n. 1/CFS/DRSP/PMMS/2018 – turma 25ª, disponível no diário oficial nº 9.588 de 02/02/2018.

Chefe do Estado Maior Geral e o chefe da subdiretoria de recrutamento e seleção recebem candidatos ao CFS.
O processo seletivo tem âmbito interno e passa agora pela 3ª Fase (apresentação de documentação), destinando-se a selecionar candidatos ao curso de formação de sargentos e tendo por finalidade formar policiais militares para o cargo de sargento PM, mediante aquisição de conhecimentos necessários ao desempenho do cargo.

DRSP recebe documentos de candidatas ao curso.
O policial militar promovido à graduação de 3º Sargento PM exercerá a atividade fim, sendo auxiliar dos oficiais em educação, instrução, disciplina e administração e lhe incumbe ainda assegurar a observância ininterrupta das ordens vigentes, angariando a confiança dos seus chefes e a estima e o respeito dos seus subordinados, que compreenderá dentre outras atividades:
- Policiamento ostensivo e preventivo geral, urbano, rural, Ambiental, de trânsito e rodoviário estadual como Comandante de equipe de serviço;
- Monitorar na instrução do elemento de tropa que lhe competir ou lhe for confiado;
- Participar ao seu comandante direto as ocorrências que se verificar com o pessoal a seu cargo;
- Comandar o Grupamento de tropa (GPM) que regularmente lhe competir ou que lhe seja confiado;
- Atender ocorrências e apresentá-las à autoridade competente;
- Redigir documentos;
- Atuar como escrivão em Sindicâncias e Inquéritos Policiais Militares;
- Atuar como auxiliar em seções administrativas;
- Atuar como encarregado de Investigação preliminar;
- Excepcionalmente, em razão da necessidade no serviço poderá ser empregado na atividade-meio;
- As atribuições aqui elencadas não esgotam o assunto.







