
Nesta quarta (13), dois policiais militares do Batalhão de Choque do Mato Grosso do Sul concluíram com aproveitamento o curso do CATEM (Curso de Ações Táticas em MotoPatrulhamento) , realizado no estado do Rio de Janeiro – RJ . O curso teve duração de 60 dias, contando com 40 policiais inicialmente sendo que destes formaram apenas 20 policiais militares dentre eles os dois policiais militares do MS.
O curso é necessário para se fazer parte do GTM (Grupamento Tático de Motociclista) que é uma Unidade Operacional especial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e faz parte do Batalhão de Polícia de Choque .
Os módulos de treinamento, são voltados para o emprego de motocicletas no policiamento ostensivo dado a maior versatilidade e mobilidade de chegar com rapidez nos locais onde viaturas quatro rodas não conseguem ir além do que, com a motocicleta se tem mais agilidade para inibir ações praticadas por criminosos.
Também houveram outras instruções como a de técnica de pilotagem off road que habilita o policial a pilotar em qualquer tipo de terreno além de operarem com a presença de um segundo policial na garupa da moto durante o patrulhamento. Essa técnica de motopatrulhamento já é utilizada em diversos estados da federação inclusive em nosso estado pela ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.
Na Formatura de encerramento do curso, os Policiais militares do 19º BPChoque da PMMS que estão na Força Nacional no Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos, participaram da solenidade representando a Polícia Militar do Estado e prestigiando os militares formandos.










