Campo Grande (MS) – Os vereadores da Câmara Municipal promoveram Sessão Solene nesta segunda-feira (9), para outorga da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad, em comemoração do Dia Internacional da Mulher.
O Vereador Betinho indicou a Presidente do FAF, Maria Aparecida Galende Acosta em reconhecimento ao trabalho realizado pelas mulheres que compõe essa Associação, no atendimento e acompanhamento diário das demandas sociais, psicológicas e acolhimento realizados junto à Polícia Militar, realizando palestras e orientações motivacionais, atendendo as famílias e tramitando junto aos planos de saúde acompanhando e resolvendo questões administrativas do usuário do plano de saúde.
A Vereadora enfermeira Cida Amaral indicou a Subtenente da Polícia Militar Edilaene Mansueto Alves em reconhecimento ao serviço prestado pelas mulheres que compõe a Polícia Militar e diariamente trabalham pela segurança pública do cidadão sul mato-grossense.
A Medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi professora, empresária, deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Na sua carreira, foi secretária estadual de Ação Comunitária e de Bem-Estar Social. De 1995 a 1998 exerceu seu primeiro mandato como deputada estadual, sendo reeleita para mais três mandatos. Em 2010 foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas, primeira mulher a ocupar o cargo. Celina faleceu em fevereiro de 2011.
As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959.
A solenidade foi proposta pela vereadora Dharleng Campos e instituída pela Resolução 1301/19, de autoria da vereadora Enfermeira Cida Amaral em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por mulheres à sociedade campo-grandense.
A vereadora Dharleng Campos, proponente da solenidade, reforçou em sua fala a luta de todas as mulheres. “Todas as mulheres merecem essa medalha, porque somos mulheres de luta, que tem sensibilidade, sabe lidar com tudo e todas as situações, se reinventa todo momento, cuida de tudo com muito carinho, uma mulher em sua oração vai estar sempre orando por todas as famílias, porque somos mulheres de fé em Deus, de luta e coragem”, afirmou.
O comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, acompanhou a entrega das medalhas e agradece ao reconhecimento dos membros do poder legislativo municipal, pelo reconhecimento das mulheres e do trabalho desempenhado por elas, nas atividades específicas desenvolvidas por cada uma, quer seja no serviço de rua, quer no administrativo ou nos programas existentes na Instituição.
A Polícia Militar, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas mulheres no laboro da atividade de polícia preventiva e ostensiva, realiza a semana da mulher na polícia Militar, que teve início com um café da manha no dia 06 de março, vídeo institucional de valorização dessas valorosas guerreiras e encerra no dia 11 de março, no auditório do quartel do comando geral da Polícia Militar, com palestras e entregas de presentes.
Confira as imagens:













