Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul participou hoje (21), no período da manhã, de seção solene da Câmara Municipal de Campo Grande, comemorativa aos 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O Proerd que é um projeto educacional preventivo que já formou mais de 278 mil crianças e adolescentes durante os 20 anos de existência, tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar (PM) na questão do uso indevido de drogas e da violência. O objetivo do programa é a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias , tendo sido adaptado para a nossa realidade, é adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 20 anos.

Durante a semana antidrogas que acontece entre os dias 19 e 25 de junho, a Câmara Municipal de Campo Grande recebeu o evento em que foram homenageadas autoridades, instrutores do Proerd e outros civis. Estavam entre os homenageados o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Gerson Claro, a gerente de Prevenção à violência, Susana Martins, e a diretora da Escola Municipal Antônio José Paniago, Maria Lúcia de Fátima de Oliveira.

Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e cartazes, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras, entre outras atividades. O programa é Ministrado atualmente por 63 policiais militares, selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola até o 7º ano do ensino fundamental, além do Proerd para pais.

Confira abaixo algumas imagens do evento:
Assessoria de Comunicação PMMS
                
                        
                        


















	

