Campo Grande (MS) – Durante o período de pandemia e com avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, as crianças e adolescentes foram privados abruptamente do convívio social escolar e ainda as atividades de Educação Ambiental que realizam nas escolas públicas e privadas na Capital e Interior. Diante disso, surgiu a necessidade de o Projeto Florestinha se reinventar.
Com a suspensão das atividades presenciais, tornou-se necessária a adoção do ensino remoto aos integrantes, quando aulas e cursos online lhes foram ofertados, inclusive, disponibilizando computador e tablet caso houvesse necessidade. Além disso, foi realizado acompanhamento social às famílias dos integrantes do Projeto, sendo fornecidas, inclusive, cestas básicas.
RETORNO DO PROJETO E DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nos últimos meses, com a liberação das aulas presenciais, a partir de julho, porém, com restrições, o projeto atendeu todas as medidas de biossegurança, dividindo as turmas e mantendo o distanciamento social nas atividades sociais nas duas Unidades na Capital. Na parte da Educação Ambiental, retornaram as equipes das duas Unidades de Campo Grande que conseguiram desenvolver trabalhos na Capital e Interior. A Unidade do Projeto do Parque Cônsul Assaf Trad é também um Centro de Educação Ambiental (CEA/FLORESTINHA) de recepção de estudantes, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR) da Capital.
CONFRATERNIZAÇÃO DE CONCLUSÃO DE ANO
Nesta semana (13 a 18) foram realizadas confraternizações nas duas unidades do Projeto que atende um total de 120 crianças de 7 a 16 anos, vulnerabilidade social, na Capital, para o fechamento dos trabalhos que coincidem com as férias escolares. Em ambas as Unidades as crianças receberam presentes, brincaram e aquelas que tinham direito aos postos e graduações militares, haja vista que o Projeto funciona com base na disciplina e hierarquia militares, foram promovidas.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Além da vertente social, o Projeto desenvolve atividades de Educação Ambiental, tanto na Capital e interior, que puderam ser retomadas a partir do retorno das aulas presenciais nas escolas públicas, embora com menos intensidade do que em tempos normais, em que as crianças e adolescentes do Projeto atendem em média 20 mil alunos na Capital e Interior anualmente. Os trabalhos são realizados em forma de oficinas temáticas pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, supervisionados por um Policial Militar Ambiental. As oficinas temáticas são:
1 – Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2 – Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráficos, etc.
3 – Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos etc.
4 – Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta.
5 – Casa da Energia – com palestra sobre economia energia, matriz energética e fontes renováveis, etc.
6 – Plantio de mudas nativas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc.
7 – Palestra Geral – palestra executada por um Florestinha para a sensibilização dos estudantes sobre os vários temas ambientais, de forma que os alunos entendam que o ambiente é um complexo e que afetar o seu equilíbrio gera problema de qualidade de vida, tendo em vista que tudo que usamos, comemos, bebemos, respiramos vem do ambiente.
Além das oficinas e palestras são realizadas discussões de vários temas ambientais entre os alunos e as crianças do Projeto Florestinha, supervisionadas pelos Policiais Militares Ambientais.
INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
Importante também, é que ao final das discussões sobre cada tema, são entregues aos professores folhetos patrocinados pela empresa MSGÁS, que é parceira no Projeto de Educação Ambiental, para que eles continuem as discussões com os alunos. Ou seja, o Projeto Florestinha leva a educação ambiental não formal de forma lúdica e convoca os professores para que continuem no ensino formal os trabalhos voltados às questões ambientais, no sentido de se conseguir a transversalidade do tema ambiente, prevista pela Lei Federal nº 9795/1995 (Lei da Política Nacional de Educação Ambiental).
REINÍCIO DAS ATIVIDADES EM 2022
Em janeiro de 2022 serão realizadas as rematrículas e novas matrículas para os integrantes do Projeto. A reapresentação das crianças e adolescentes integrantes do Projeto ocorre uma semana antes do reinício do ano letivo escolar, para o treinamento das equipes que desenvolverão os trabalhos de Educação, que se espera, possa atingir números de alunos atendidos semelhantes aos que se conseguiam antes da pandemia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500
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