A Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM), que coordena os projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar: Florestinha, Banda de Música Mirim, Bom de Bola, Bom na Escola, Cematran (Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito), Reação, Tiro Adaptado, Equoterapia, Patrulha Mirim e Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas), em 2015 se fez presente em 41 das 79 cidades do Estado, com o objetivo da proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Dentre as metas estabelecidas no planejamento anual de 2015 a DPCOM, junto a seus parceiros atingiu o índice de ampliação dos Projetos em torno de 30%, sendo que essa porcentagem foi superada por alguns projetos. Outra grande conquista foi a formalização dos Projetos Sociais através da criação da Associação dos Programas e Projetos Sociais da PMMS (ASSP – MS), que em linhas gerais objetiva apoiar com recursos materiais e humanos os projetos educacionais da PMMS.
Várias atividades foram realizadas com o intuito de fortalecimento e ampliação substancial dos programas e projetos, entre os quais destacamos:
– A realização do IX Curso de Formação e Instrutores do Proerd, capacitando 28 novos instrutores.
– O projeto social Tiro Adaptado sagrou-se campeão Brasileiro de Tiro Esportivo 2015 em competição realizada no Centro de Treinamento de Tiro Esportivo da Escola Naval no Rio de Janeiro.
– A Banda de Música Mirim realizou no dia 1 de dezembro de 2015, no teatro Aracy Balabanian, um belíssimo Concerto Musical com o tema “Polícia Militar, 20 anos contribuindo com a formação dos cidadãos sul-mato-grossenses através da música”, evento prestigiado por mais de 400 pessoas.
– Melhorias estruturais e valorização profissional do Centro de Equoterapia de Campo Grande
– Parcria para a implementação da Rede Solidária implantada no bairro Dom Antônio Barbosa, cujo objetivo é a proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
– Criação de um novo polo do Projeto Reação em Paranaíba.
– Realização do 1º Encontro de Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, com o objetivo é de identificar as dificuldades e possibilidades de melhoria; padronizar procedimentos técnicos; discutir e propor perspectivas futuras e proporcionar o congraçamento entre os integrantes do projeto.
– O Cematran conseguiu uma sede no 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) e teve suas atividades dinamizadas com a cedência de mais profissionais.
– Ampliação da sede própria do Florestinha no Parque Cônsul Assaf e inauguração de uma belíssima sede no parque Estadual Mata do Segredo, ambos em razão de compensação ambiental.
– Outro ponto importante é a expansão da Patrulha Mirim em alguns municípios
Os projetos da DPCOM acompanharam todas as Caravanas da Saúde, dentro da filosofia de Polícia Comunitária de interação com a comunidade.
No decorrer de 2015 a Polícia Militar através de seus projetos sociais atingiu um público de aproximadamente 26 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, cumprindo dessa forma a responsabilidade socioambiental que a instituição se propõe. Na visão do Diretor da DPCOM o Cel PM Alírio Villasanti Romero, “o resultado alcançado é fruto do comprometimento e profissionalismo dos nossos colaboradores e das parcerias firmadas com diversos órgãos e entidades.” Estão à frente dos projetos: TC PM Zerlotti – Coordenador Estadual do Proerd, TC PM Neidy – Presidente da Equoterapia, Maj PM Queiroz – Coordenador do Florestinha, Cap PM Arantes – Coordenador da Banda de Música Mirim, Ten PM Danielle – Coordenadora do Reação, Ten PM Duarte – Coordenador do Cematran, Sgt PM Inês – Coordenadora da Patrulha Mirim, Sgt PM Santana – Presidente da Associação de Reabilitação e Paradesporto Pantanal – ARPP (Tiro Adaptado), e o Cb PM Nantes – Coordenador do Bom de Bola, Bom na Escola.











