CAMPO GRANDE (MS) – No último dia (27), foi lançada pelo Governo do Estado a campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, e o Governador, Reinaldo Azambuja, anunciou como madrinha da Campanha Estadual a modelo e atriz Luiza Brunet.
Amanhã, dia primeiro de junho, ocorrerá como parte da campanha, a caminhada de Combate ao Feminicídio, onde a Polícia Militar participará do evento com o Programa Mulher Segura – PROMUSE, que tem como atividade fundamental garantir a segurança da mulher vítima de violência doméstica e familiar.
Desta forma o Governo busca conscientizar a sociedade sobre as várias formas de violência contra a mulher e suas consequências. No mês junho serão realizadas atividades nos 79 municípios: caminhadas, panfletagens, blitzes educativas, palestras e rodas de conversa. O trabalho é focado em três frentes: 1 – orientação de mulheres sobre serviços existentes e locais de ajuda; 2 – informação sobre atitudes agressivas e como elas violam os direitos das mulheres; e 3 – discussão sobre a necessidade de enfrentamento à violência contra mulheres.
O PROMUSE, fazendo parte na rede de proteção às mulheres transforma-se em definitivo. Consegue erradicar essa chaga da violência doméstica contra a mulher da sociedade brasileira. Não é um projeto social. Contudo, o seu alcance social é incomensurável, pois a Policia Militar tem o dever de intervir em todas as ameaças aos bens jurídicos tutelados pelo ordenamento jurídico pátrio. A Polícia Administrativa tem o dever de fiscalizar as Medidas Protetivas de Urgência.
Pela sua capilaridade e atribuições a Polícia Militar será a primeira instituição a atender a vítima, pois está presente nos 79 município do Estado e em muitos distritos. A Polícia Militar presta segurança, seja na prevenção primária, na prevenção ou na repressão imediata. Com essa presença ativa pode-se afirmar: Polícia Militar presente, Mulher Segura.