Campo Grande, MS — A Polícia Militar apoia integralmente a doação de sangue por militares da corporação, nas campanhas, nos pedidos específicos de doações de determinada tipagem sanguínea e em atos voluntários, como o que ocorreu no dia vinte e quatro de maio, quando alunos dos Cursos de Formação de Sargentos (CFS) e Cabos (CFC) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul participaram de doação de sangue coletiva.
O que muitas pessoas não sabem é que além da doação de sangue no formato tradicional é possível realizar a doação por aférese, que significa doar parte do sangue por um processo diferente, no qual, através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento responsável por separar parte das plaquetas¹ ou das hemácias² para doação. O equipamento irá subtrair apenas as células necessárias, devolvendo para o doador o plasma e células restantes. Todo o processo dura entre 30 minutos e 2 horas e ajuda muitas pessoas, principalmente adultos e crianças que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer.

Por que doar plaquetas e hemácias?
As plaquetas só têm 10 dias de vida no organismo, enquanto as hemácias duram 120 dias, por isso a medula esta sempre produzindo e não há danos para a saúde. uma doação por aférese oferece a vantagem de coletar de um único doador plaquetas equivalentes ao sangue de 6 a 10 doações comuns. Na doação de hemácias, o doador pode doar duas bolsas de uma só vez.
Para realizar uma doação por aférese o voluntário já deve possuir a condição de doador de sangue e obedecer aos critérios exigidos para a doação comum, além de ter um bom calibre de veia, pelo menos 60 kg para quem vai doar plaquetas e 70 kg para doação de hemácias. As doações por aférese costumam ser agendadas mediante “recrutamento” daqueles que declararam interesse nessa modalidade de doação. Para doar plaquetas a doação pode ser feita a cada 30 dias e hemácias após um intervalo de 4 meses.
¹plaquetas: células que ajudam a conter sangramentos ou hemorragias, produzidas pela medula óssea juntamente com glóbulos vermelhos, brancos e plasma.
²hemáceas: também chamadas de glóbulos vermelhos, são células do sangue produzidas pela medula óssea que transportam oxigênio para os órgãos do corpo.
Mais informações sobre doações e agendamento na capital pelo Hemosul: 67-3312-1540, Avenida Fernando Correa da Costa, nº 1304, Centro. No interior procure o hospital ou posto mais próximo para saber como doar.







