Campo Grande (MS) – Com o intuito de dar continuidade na aproximação entre as forças de segurança pública e a comunidade é que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) por intermédio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPCOM), realizou, na noite desta quarta (25), solenidade de posse ao Conselho comunitário de segurança do município de Sidrolândia.
O evento ocorreu na câmara municipal, onde se reuniu as lideranças locais com os representantes das forças de segurança pública, sendo o presidente, Waltemir Ferreira Ribeiro e vice-presidente Mario Nantes de Arruda, responsáveis em dar continuidade nos trabalhos do Conselho iniciado desde 2016. A marcante presença das autoridades locais no evento, denota a importância do conselho na região e a indispensabilidade da participação popular na preservação da ordem pública.
O presidente empossado destacou a importância do apoio da comunidade à polícia, acreditando que por meio do trabalho em conjunto, poderá obter grandes resultados, uma vez que a prevenção da criminalidade depende também da comunidade organizada. Um comprometimento revelador da conscientização do grau de importância que cada cidadão possui no meio em que vive.
O Gerente de Estadual de Polícia Comunitária, Major Edcezar Zeilinger, encerrou o evento, agradecendo aos conselheiros pelo seu voluntariado, considerando o caminho já percorrido juntos, destacou ainda, a experiência vivida no Japão e os aspectos que podem ser aplicados no Brasil considerando as especificidades local. “Não dá para falar de prevenção sem contar com a comunidade, uma vez que o artigo 144 da constituição federal assegura que segurança pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos. A comunidade por sua vez, possui mecanismo de autocontrole capaz de contribuir de maneira decisiva na redução da criminalidade”, concluiu.
Conselhos Comunitários de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800