Dourados (MS) – Durante a última semana letiva do CFSD (Curso de Formação de soldados da Policia Militar), no polo de Dourados (CPA1/3º BPM), foram ministradas aos Alunos-Soldado PM, disciplinas de Sistema de Segurança Pública no Brasil, Noções Básicas ao Estudo do Direito Constitucional com foco nas atividades da Polícia Militar. Foram lecionadas ainda matérias como Legislação Policial Militar, Atendimento Pré-Hospitalar, Educação Física e Saúde, Policiamento Ambiental e Tecnologia da Informação.
Durante as aulas os Alunos-Soldado PM puderam absorver conhecimento para atuação no policiamento ostensivo dentro da legalidade, imbuído dos valores do policial cidadão, legalista, comunitário e profissional, atendimento pré-hospitalar em ocorrências com pessoas feridas, a importância da prática de atividade física e alimentação saudável para a manutenção da saúde e qualidade de vida, levando em consideração a rotina estressante vivida pelo Policial Militar.
Atribuições constitucionais de prevenção e repressão das infrações cometidas contra o meio ambiente, proteção da flora, fauna, pesca e áreas de preservação permanente e entendimento da revolução tecnológica e emprego da tecnologia da informação para proporcionar eficiência na consecução da atividade fim da Polícia Militar, também foram pautadas nesta semana.
Para o encerramento da semana letiva os Alunos-Soldado PM participaram de duas palestras com os seguintes temas, Saúde Mental: para dias nublados um guarda-chuva colorido, ministrada pela Cabo da Polícia Militar e Psicóloga Clínica Luciane Andriela Cardoso, onde foram tratados aspectos da psicologia positiva que busca adotar uma visão mais ampla do ser humano, valorizando os potenciais, as motivações e as competências humanas para a construção de resiliência em momentos adversos.
A segunda palestra tratou do tema Efetividade do Sistema de Cotas Raciais no Brasil, para ingresso nas universidades e concursos públicos, ministrada pela Doutoranda em Educação Fabiana Corrêa Garcia P. de Oliveira.
Nos dias 21 e 22 de setembro de 2021, os alunos participaram de uma ação de doação de sangue para o Hemosul Dourados. Essa campanha de doação de sangue é uma parceria do 3° BPM com o Hemosul, sendo de suma importância em razão das dificuldades para o abastecimento dos bancos de sangue no período de pandemia, onde a necessidade tornou-se ainda maior, pois muitas pessoas não puderam doar por conta das restrições de biossegurança, bem como pela contaminação com o novo Coronavírus.
Essa ação voluntária visa ajudar as pessoas que necessitam de transfusão de sangue e pode contribuir para salvar muitas vidas, demonstrando o interesse da PMMS (Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) de exercer o papel de polícia cidadã em prol da sociedade douradense, indo além de sua finalidade constitucional de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública.







