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Três policiais militares são contemplados com o Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação

  • 09 nov 2022
  • Categorias:Geral
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Nesta quarta-feira (09/11), a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul participou da solenidade de entrega dos troféus referentes ao XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação Tecnológica, outorgados pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Administração e Desburocratização de MS, por intermédio da Fundação Escola de Governo (Escolagov).

A iniciativa tem como objetivo promover práticas e ideias que contribuam para a modernização da gestão pública e melhoria dos serviços aos cidadãos.

Na ocasião, três policiais militares se destacaram conquistando o 1º lugar em Ideias Inovadoras Implementáveis sob o eixo social, 2º lugar em Ideias Inovadoras Implementáveis sob o eixo de gestão e o 3º lugar em Práticas Inovadoras de Sucesso sob o eixo social, entre os 104 trabalhos apresentados. A PMMS foi a instituição governamental com maior número de agraciados.

 

 

 

Cabo PM Wesley – 1º Lugar em Ideias Inovadoras Implementáveis sob o eixo social

Algoritmo de Aprendizado de Máquina para Previsão de Crimes em Mato Grosso do Sul

Aplicar algoritmos de aprendizado de máquina para previsão de crimes utilizando-se dos dados armazenados no sistema SIGO. O aprendizado de máquina é uma subárea da Inteligência Artificial, na qual os algoritmos são treinados com os dados dos acontecimentos passados, podendo aprender com eles e realizar a previsão de eventos futuro. Com o aprendizado de máquina é possível prever, por exemplo, no caso da tarefa de regressão, a quantidade de roubos que terá em uma cidade, baseado na quantidade de abordagens, prisões de foragidos, recuperação de veículos, operações que a polícia militar realizar, pois essas entre outras variáveis contribuem para o aumento ou a diminuição do crime de roubo. Também é possível prever, a partir do aprendizado de máquina para tarefa de classificação, a probabilidade de um fato ocorrer, ou seja, os algoritmos aprenderiam com as experiências passadas e, dado o mês, dia da semana, bairro, rua, período do dia, é possível prever a possibilidade de um determinado crime ocorrer.

 

Tenente-Coronel PM Oliveira – 2º Lugar em Ideias Inovadoras Implementáveis sob o eixo de gestão

O monitoramento eletrônico de pessoas como método de prevenção de crimes

O projeto apresentado propõe a conjugação dos esforços entre a Polícia Militar, no georreferenciamento das viaturas, e locais de ocorrências, juntamente com a AGEPEN no georreferenciamento de pessoas monitoradas, principalmente no que se refere aos autores de crimes contra as mulheres e autores de crimes de furto, que são monitorados eletronicamente. Em suma, pretende-se reunir num só local (preferencialmente no CIOPS) o controle da força policial e o acompanhamento de monitorados. Com isso, espera-se como resultado o atendimento mais célere das ocorrências contra mulheres e a redução dos crimes de furto.

Coronel PM Macedo, Major PM Araújo e Capitão PM Jurca – 3º Lugar em Práticas Inovadoras de Sucesso sob o eixo social

OCOP – Programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena

Visa potencializar a capacidade de atendimento das demandas sob a competência da Polícia Militar. Pelo aprimoramento da atividade-fim – Atendimento ao Cidadão, distribuição Setorial de Viaturas e Efetivo – Definição de Parâmetros Técnicos, e aprimoramento do controle, fiscalização e supervisão das ações e operações – Gestão de Desempenho Operacional.

Pela metodologia do Programa OCOP – Obtenção de Capacidade Operacional Plena todas as regiões urbanas da capital são atendidas com planejamento tendo como base as estatísticas criminais, o levantamento de inteligência e as demandas da comunidade, o que proporciona um atendimento mais aproximado com o cidadão.

A capital, dentro de suas 7 regiões urbanas (Centro, Prosa, Segredo, Imbirussu, Lagoa, Anhanduizinho e Bandeira), foi dividida em 37 setores de policiamento o que garante uma maior proximidade da comunidade com a Polícia Militar, proporcionando maior presença e consequentemente prevenção e também diminuindo o tempo-resposta de atendimento ao cidadão.

O Programa OCOP faz parte do Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS) e no Plano de Governo do Governador eleito, contribuindo assim decisivamente com o aperfeiçoamento da gestão pública.

A média de atendimentos no segundo semestre contabilizando 2019 e 2020 foi de 43 mil atendimentos totais, o que corresponde a uma média mensal aproximada de 7.167 atendimentos e diária de 239 atendimentos. No segundo semestre de 2021 com o OCOP foram aproximadamente 52 mil atendimentos, correspondendo a uma média mensal de 8.667 e diária de 289 atendimentos. São 9 mil atendimentos a mais no semestre, média de 1.500 a mais no mês e 50 a mais por dia. Resumindo mais atendimento e com mais qualidade ao cidadão.

Programa que trabalha diretamente na entrega de qualidade ao cidadão sul-mato-grossense.

 

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