Jardim (MS) – Nesta quinta-feira (22), o Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel QOPM Admilson Cristaldo Barbosa, neste ato representando o Comandante-Geral da PMMS, Coronel QOPM Waldir Ribeiro Acosta, prestigiou a solenidade de passagem do Comando-Geral da Polícia Militar de Estado de Santa Catarina (PMSC), no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis.
Na ocasião, o Coronel QOPM Paulo Henrique Hemm, entregou o comando da instituição ao Coronel QOPM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que exercia a função de subcomandante-geral.
O Coronel QOPM Paulo Henrique encerra sua missão após três anos à frente da instituição. No dia 8 de janeiro de 2015 ele assumiu o comando da corporação e seu lema foi “a proteção das pessoas”. Alicerçado na aproximação com as comunidades, o coronel promoveu um aumento significativo na ostensividade da Polícia Militar, através de ações direcionadas nesse sentido e um incremento regular no efetivo da PM, com a inclusão de diversos cursos de formação policial. A valorização do policial militar também foi um dos eixos de seu comando, principalmente através do aprimoramento técnico para o exercício das mais diversas modalidades de policiamento e atividade operacional.
Novo comandante-geral
O Coronel QOPM Araújo Gomes, por sua vez, aos 51 anos, recebe a missão de orquestrar a instituição na nova composição da Segurança Pública. Com perfil operacional e técnico, o coronel completa 31 anos de serviço agora neste ano, com vasto conhecimento e entusiasmado com os novos desafios.
Tendo sido declarado aspirante a oficial em 27 de novembro de 1987 e promovido a coronel, o último posto da carreira dos oficiais de PM, em 31 de janeiro de 2016. Exerceu o cargo de subcomandante-geral desde 28 de abril de 2017 até a presente data.
Foi condecorado com os brasões de mérito pessoal, medalhas de mérito por tempo de serviço, do Proerd, do mérito da aviação e do mérito policial militar coronel Lopes Vieira.
Exerceu como principais funções a criação e comando do pelotão de paramédicos em Joinville, coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate à incêndio. Atuou na Defesa Civil catarinense e junto à terceira seção do Estado Maior-Geral.
Desempenhou missões oficiais no governo federal, no Estado do Rio de Janeiro e no Pará, junto aos ministérios da Justiça e Integração Nacional. Participou da comitiva brasileira que definiu a estratégia internacional de redução de desastres (Marco de Hyogo) no fórum mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) no Japão e atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos sobre Desastres da UFSC. Comandou o 4º Batalhão de Polícia Militar, em Florianópolis, e a 11ª Região de Polícia Militar Aérea da Grande Florianópolis.
Durante a solenidade, o Coronel QOPM Araújo Gomes portou a espada de seu bisavô, coronel Homero da Silveira, que lutou na revolução de 1932 pela Força Pública de São Paulo, na época como capitão.
O novo subcomandante-geral
O Coronel QOPM Cláudio Roberto Koglin, que foi declarado aspirante-à-oficial em 27 de novembro de 1986 e promovido à Coronel em 31 de janeiro de 2015, assume a nova função. Em sua trajetória profissional, o novo subcomandante da PM exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, o comando do 12º BPM, em Balneário Camboriú, o comando do 10º BPM, em Blumenau, foi chefe do Estado-Maior da 3ª RPM, em Balneário Camboriú, e, posteriormente, também assumiu o comando daquela região.
Diversas autoridades, civis e militares, do Brasil e do exterior, prestigiaram a cerimônia.
O Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel QOPM Admilson Cristaldo Barbosa, parabeniza o Comandante substituído, Coronel QOPM Paulo Henrique Hemm, pelo excelente trabalho desenvolvido no Estado de Santa Catarina e, deseja sucesso ao Comandante-Geral da PMSC, Coronel QOPM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e ao Subcomandante-Geral da PMSC, Coronel QOPM Claudio Roberto Koglin no novo desafio assumido em suas carreiras.







