Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, através da PM3, apresentou nesta tarde (07/06) o Procedimento Operacional Padrão (POP) sobre “Planejamento e Execução de Operação Blitz“, no auditório do quartel do Comando Geral.
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado por uma determinada empresa ou organização militar. É resumidamente uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa, estabelecendo passo a passo a metodologia que deve ser utilizada em determinada ocorrência policial e que, por sua vez, legitimará a ação efetuada.
Na apresentação foram tratados diversos assuntos sobre o tema deste POP, objetivando concluí-lo da melhor maneira possível. Durante a apresentação, que tinha como sugestão o tema “Comando de Trânsito“, a Comissão analisou os procedimentos relacionados ao POP e, diante disso, constatou-se que o tema ideal seria “Planejamento e Execução de Operação Blitz“, pois vislumbra de maneira ampla os procedimentos a serem adotados.
A Comissão responsável pelo POP de “Comando de trânsito” agora denominado “Planejamento e Execução de Operação Blitz” é composta pela comissão elaboradora e comissão revisora.
Comissão elaboradora:
- Capitão QOPM Willian Silva do Nascimento;
- 3° Sargento QPPM Abelardo Macia Neto;
- Aluno Cabo QPPM Kleber da Silva Ferreira.
Comissão revisora:
- Coronel QOPM José Amorim Longatto;
- Tenente-coronel QOPM Franco Alan da Silva Amorim;
- Major QOPM Sandra Regina dos Santos;
- Capitão QOPM Marcio Felice Ribas Junior.
O trabalho trouxe definições e conceitos peculiares para as atividades de trânsito, as funções de cada integrante da equipe de fiscalização durante o planejamento e a execução da operação, assim como elencou os equipamentos e materiais necessários.

O Cap QOPM Nascimento, durante a apresentação, ressaltou a importância de garantir a fluidez e a segurança do trânsito no local da realização da operação, bem como tratar com cortesia e respeito o cidadão, observando as técnicas policiais e a segurança de toda equipe.
Ao final da apresentação, após a aprovação do trabalho, o tenente-coronel PM Franco Alan elogiou todos os membros da comissão elaboradora e destacou a importância da padronização da operação de trânsito, o que garante mais qualidade para o cidadão e mais segurança ao policial militar.
O Chefe da 3ª Seção, tenente-coronel PM André Henrique de Deus Macedo, que no ato presidiu a apresentação dos trabalhos, lembrou que o programa de Procedimento Operacional Padrão é um avanço institucional proporcionado pelo Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta e pelo Chefe do Estado-Maior-Geral, coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, pois toda a organização de prestação de serviço, seja ela pública ou privada, possui inúmeras interligações de contato com a comunidade e é neste momento que se afere a qualidade do profissionalismo e da prestação do serviço realizado.
As apresentações dos POP’S continuam conforme cronograma estabelecido pela Chefia do Estado Maior, que reitera o convite a participação de todos os policiais militares interessados em assistir e opinar sobre os procedimentos em estudo.
Seguindo o calendário de apresentação dos POP’s, haverá apresentações no auditório do quartel do Comando Geral nos dias:
- 11/06/18 – “Homicídio culposo na direção de veículo automotor”;
- 12/06/18 – “Ocorrência de condução de veículo sob influência de álcool;
- 14/06/18 – “Acidentes de trânsito”.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS







