Aquidauana (MS) – Ontem, (04.06), por volta das 04 horas, a Equipe Rondas Ostensivas Táticas do Interior (Rotai) de Aquidauana, em ação conjunta com as Equipes de Radiopatrulha de Anastácio e Miranda, receberam a informação via Central de Operações do 7º BPM, de que alguns indivíduos teriam roubado uma arma de um policial militar de outra cidade do estado, que se encontrava em Aquidauana, com emprego de violência.
Tal fato ocorreu após uma briga generalizada em uma danceteria em Aquidauana, onde algumas pessoas estavam afrontando contra a integridade física de outros (briga generalizada), momento em que um policial de folga, ao avistar o ilícito penal, cumpriu o que reza o Código de Processo Penal Brasileiro, em seu artigo 301 (“Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”), identificando-se como agente da lei, determinando que cessassem a agressão. Nesse momento, os criminosos, por estarem em superioridade numérica, agrediram o policial pelas costas, tomando-lhe a arma e empreendendo fuga.
Imediatamente o policial de folga avisou a Central de Operações local, informando todo o fato. De pronto, as equipes acima citadas iniciaram uma busca pela redondeza, colhendo informações de pessoas que teriam visto o rumo seguido pelos criminosos. A informação mais precisa foi de que cinco pessoas teriam abastecido um veículo de quatro rodas em posto de combustível local e seguido até a cidade de Miranda.
Em posse das informações, as equipes Rotai, Radiopatrulha de Miranda e Grupamento Especializado Tático de Ações Motorizadas (Getam) deslocaram-se até o município de referência, onde encontraram o veículo usado na fuga em frente a uma residência no Bairro São Borges, na cidade em tela. Ao ser questionado, o proprietário da residência confirmou que os fugitivos estavam na residência, fato que levou a guarnição a adentrar o local, pelo flagrante apresentado. Já no interior da casa, os cinco homens, de 18, 20, 21, 22 e 23 anos de idade, respectivamente, assumiram a causa do ilícito penal, informando que teriam deixado a arma em um matagal localizado em Anastácio. Assim, a informação foi repassada a equipe de Anastácio, que já estava efetuando a busca em outras localidades, que deslocou para o local informado, encontrando uma pistola calibre .40 e com um carregador contendo 11 munições intactas. À luz dos fatos, o armamento foi imediatamente recuperado, mostrando a agilidade das equipes em elucidar os fatos, os criminosos presos e conduzidos a Delegacia de Polícia local, à disposição da justiça.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Sargento Geosmar – Assessoria de Comunicação Social do 7º BPM.








