No dia 31 de marco de 2016, após 22 dias do seu início, aconteceu a formatura do Curso de Especialização de Patrulha em Ambiente Rural – CEPAR na sede do BOPE, com a presença do Comandante Geral da PMMS, Cel QOPM Edgar Judice Teixeira e do Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, TC QOPM Paulo Rogério de Carvalho Silva, recepcionados pelo Comandante do BOPE, TC QOPM Wagner Ferreira da Silva.
Ministrado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE com o apoio do BOPE da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, devido a grande experiência desta Unidade de Polícia Militar no combate ao crime organizado em meio a ambiente hostil e rural.
O curso foi realizado em 2 (duas) fases distintas entre prática e teórica durante 3 (três) semanas, e especializou 12 (doze) policiais militares do Mato Grosso do Sul e um policial do Rio Grande do Norte. Todos os policiais foram aptos e estão capacitados a desempenharem funções Policiais de Unidades de Operações Especiais, especializados em ocorrências policiais de alta complexidade em ambiente rural, depois de intensos treinamentos e instruções em diversos ambientes no Estado, tais como pantanal e cerrado.
É destinado a policiais de Unidades de Operações Especiais que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos em área rural, e mais especificamente, no atendimento a ocorrências conhecidas no meio policial como “Novo Cangaço”, que se diferencia das demais pelo quantitativo de infratores da lei envolvidos, bem como pelo grande poderio dos armamentos utilizados. Crimes semelhantes ao ocorrido na cidade de Sonora MS, no dia 18 de abril de 2016, em que criminosos fortemente armados explodiram o cofre da agencia do Banco do Brasil.
É o segundo curso de alto nível que exige resistência à fadiga, controle emocional, controle da agressividade e conhecimentos técnicos e táticos apurados que o Soldado PM FREITAS, lotado no 12⁰BPM de NaviraÍ realiza, o primeiro foi o VI Curso de Ações Táticas Especiais – CATE/2015, também realizado no BOPE, onde 28 (vinte e oito) se inscreveram, 16 (dezesseis) iniciaram o curso após seleção realizada pelos critérios de saúde e habilidades específicas, e somente 04 (quatro) formaram, sendo dois Policiais Militares e dois Policiais Rodoviário Federais de Minas Gerais e Brasília. O Curso de Ações Táticas Especiais tem por objetivo a formação de policiais para execução das tarefas operacionais em situações críticas, dentre elas, as envolvendo reféns localizados, explosivos, operações helitransportadas e as desenvolvidas em terrenos hostis. Assessoria de Comunicação Social do 12º BPM.
O Tenente Coronel Ezequiel Martins dos Santos, Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, parabeniza o Soldado PM Freitas e ressalta que o aperfeiçoamento técnico profissional é uma necessidade constante para a realidade no âmbito da PM e do 12ºBPM.
Assessoria de Comunicação Social do 12º BPM.








